I´m here...in Montreal !!!


(Texto escrito em May/11/2008)

Enfim em Montreal/Canadá. Após ser muito bem recepcionada e tirar um cochilo prolongado para mandar embora a dor de cabeça e todo o cansaço da viagem, cá estou eu a escrever sobre a minha aventura rumo ao Canadá.

A princípio pularei algumas etapas como a loucura em preparar minhas malas e o momento em que fui comprar as moedas estrangeiras, mas não deixarei de lado para sempre, pois são etapas importantes que precisam ser compartilhadas.

O vôo foi marcado para sábado de noite, e desta forma o meu sábado se tornou longo e rápido ao mesmo tempo. Era necessário agilizar muitas coisas, entre elas a mala que não estava pronta. Para completar, meus avós e amigos compareceram para desejar uma excelente viagem. É delicioso receber os abraços daqueles que amamos em um momento tão singular.

O caminho rumo ao aeroporto foi tenso, estava mais próximo do que nunca e a cada kilometro percorrido o frio na barriga parecia aumentar, assim como a não crença da realização desta viagem.

Chegamos com três horas de antecedência, acredite, não é exagero. A fila de check in é grande, e não queira dar uma de brasileiro que faz tudo de última hora nessas circunstâncias. Uma dica, é possível adiantar todo o processo via internet, a Air Canadá disponibiliza check-in on-line, vale a pena conferir, desta forma não enfrentará filas e só terá que despachar suas bagagens.
Porém, se é sua primeira vez, a fila será bem vinda, pois os atendentes são atenciosos o suficiente para tirar todas as suas dúvidas a fim de que você não se perder. No meu caso, faria uma conexão em Toronto, foi preciso confirmar a necessidade de que eu deslocasse a minha mala de Toronto para o vôo de Montreal.
Opa!!! O rapaz do check-in não lhe informará, mas se tiver eletrônicos importados, com número de série (câmera digital só se encaixa neste perfil se também for de última geração) é importante declarar na Alfândega antes de sair do Brasil, para que não tenha problemas no retorno. E tente adiantar o processo da sua casa mesmo, eles solicitarão o preenchimento da Declaração de Saída Temporária - DST. Junto com essa guia, duas vias, você deverá levar o aparelho que está sendo declarado.
O embarque foi praticamente imediato. Eu poderia enrolar mais um pouco com meus familiares, mas não consegui, o receio de perder alguma coisa era maior do que o auto controle e a vontade de ficar com eles. Despedi e segui adiante, sozinha.
Logo depois da primeira olhada no passaporte e e-ticket do funcionário do aeroporto a etapa será os detectores de metais. Tudo que estava em minha mão foi parar em algumas bandeijas, e no caso de ter laptop na bolsa, tire antes mesmo de chegar lá, pois terá que ser colocado à parte da bagagem de mão. É tudo muito rápido, mas 'eles' te ajudam!
Em seguida, o passaporte é visto e após liberada estava dentro da 'sala de espera', que parece mais um grande shopping, é realmente impressionante. Aí é só curtir o que quiser. A dica é caminhar bastante, principalmente se seu vôo for longo.
O meu vôo foi anunciado e eu entrei. Por dentro do avião tão lindo quanto visto pela internet. Tive que falar inglês logo no começo, pois um alemão sentou em meu lugar, ainda bem que consegui me virar bem. Logo de cara fiz amizade com o rapaz que ficaria as dez horas do meu lado. Se possível faça isso, o tempo não demora tanto para passar. Além dos entretenimentos oferecidos pela cia aérea, é bom ter alguém para conversar ou liberar a vista da janelinha.
Para muitos comida de avião não é nada agradável, bem, para mim e meu colega de banco, estava tudo ótimooo!!!! Além da comida, a Air Canadá oferece fones de ouvido para que possa assistir confortavelmente a programação - uma televisão para cada passageiro. Além do pequeno traveseiro e uma manta.
No vôo as informações serão dadas em Francês, Inglês e Português, agora dos comissários de bordo é melhor que saiba um pouco de francês ou inglês, caso contrário poderá arrumar confusão ou não ser atendido. A bagagem de mão poderá ser colocada no compartimento acima de sua poltrona ou abaixo da poltrona que está à sua frente. E aí vai mais uma dica, se a bagagem cabe em baixo, não deixe de aproveitar, claro que se tiver pernas compridas, poderá ficar um pouco desconfortável. Ok...depende!!!

Ao chegar no aeroporto de Toronto, descobri que era necessário correr, o meu vôo estava próximo e teria que passar pela imigração. Só descobri isso lá, então aí vai outro recado, atenção ao horário de sua conexão, se for próxima ao horário que desembarcou em Toronto, corra!!!! A fila da imigração é grande e um pouco chata, com sorte encontrará pessoas que te dêem apoio moral, no meu caso muitos japoneses!!!!

Na imigração eles solicitarão seu passaporte, um questionário (este questionário você receberá no vôo), perguntarão o que fará no destino que está escrito e por quanto tempo ficará. Se for estudar, já deixe separada a carta da escola, pois será solicitada. Essa conversa será em inglês.

Aí, estando tudo ok é só correr para pegar a mala (essa corrida toda sempre dependerá do horário da sua conexão). Eu corri muito, minha conexão estava marcada para 08:10 e terminei de passar pela imigração 07:50!!!! A esteira que estava minha mala era longe!!! Bem longe...Mais correria!!! Atenção: a informação de qual esteira está sua mala está antes das 'escadas rolantes', após sair da imigração ;-)

Pegue sua mala, ou peça para alguém caso ela seja pesada e queira te levar esteira a fora!!! Que foi o meu caso. Este com certeza foi o momento que agradeci por ter decidido levar apenas uma mala. Corri e as rodinhas de minhas malas também (a bagagem de mão tem rodinha). Mais documento a ser apresentado. Siga as placas 'Conexion'. Mas atenção, às vezes elas ficam um pouco escondidas.

Deixe sua mala na esteira indicada - nesse momento alguém te orientará qual a esteira. Depois peguei um elevador até o segundo andar, e que elevador, deve ser do tamanho de dois. Ao sair do elevador, vire à esquerda e não suba as escadas rolantes. Você conseguirá!!!!!! Eu consegui ;-). Mas antes de continuar andando, logo do lado do elevador haverá um letreiro com os dados das conexões os portões, etc. Pare e leia com atenção. Será o letreiro mais próximo, caso esqueça de ler, poderá se atrasar mais.

Após o letreiro, mais detector de metais. Diferente do Brasil eles não te darão tudo de 'mão beijada', se vire! Pegue suas coisas e coloque nas bandeijas, lembre-se o procedimento é o mesmo que o feito no Brasil. Para minha alegria tive ajuda de um passageiro que estava indo para Vancouver.

Ufa!!! Cheguei ao portão de embarque. Que após tanta corrida saiu com uma hora de atraso...Vai entender!!!!

Em Montreal sai com mais calma, não tinha mais nada a perder. Não é necessário passar por outra imigração, basta o encontro com sua bagagem (torça para que apareça) e go home!!!

Peguei um taxi. Motoristas brasileiros são mais falantes, não tente fazer o mesmo com os canadenses, ele olhará estranhamente para você e ficará um pouco bravo. O gasto com o táxi foi de CAD25, não muito caro e seguro.

E lá estava eu, sã, salva e responsável pelo tráfego que se formou na pequena Coolbrook Street. A última dica, deixe o dinheiro mais à mão, senão você também verá o alto barulho das buzinas canadenses e talvez sua anfitriã gritando para eles, o que de certa forma me confortou.

See you the next 'aventura'!!!
Au revoier...

You Might Also Like

2 comentários

Top Categories