Ansiedade e Medo

Entre tantos sentimentos que nos invadem quando estamos em fase de preparação para realizar um intercâmbio os que, provavelmente, são mais fortes são o medo e ansiedade.

Medo de não conseguir se adaptar, medo do desconhecido em todos os sentidos, a cultura, o idioma (por mais que já tenha um nível considerado da língua), aceitação, o clima diferente, etc etc. Parece que todos os pensamentos com relação à medo vão dominando a sua mente. Aos poucos tentamos vencer essa situação, seja com conversas com pessoas que já fizeram, ou até mesmo com aquele amigo querido que nunca saiu nem do bairro que mora. Controlar esse sentimento não é uma tarefa fácil, porém faz-se necessário, para que ele não domine e impeça que o embarque possa acontecer com tranquilidade.

A ansiedade está mais relacionada com os preparativos: a carta de confirmação da escola que não chega, a resposta do visto que parece mais demorada do que imaginado, a confirmação da família que lhe recepcionará, a reserva aérea que pode cair a qualquer momento e você não sabe se já emiti ou não. Você conta para todo mundo que vai viajar, que está feliz, se organiza de acordo com as datas, porém sempre fica aquela pontinha de dúvida se de fato tudo dará certo.

Sem contar que sometimes essas duas questões podem impedir que você dê continuidade em alguns processos importantes, como organizar a mala, a papelada para o visto, ficar atenta à passagem aérea. É estranho, e afirmo que na agitação e alegria do intercâmbio com certeza são esses sentimentos que darão mais emoção à vida antes de ir para o destino dos sonhos.

You Might Also Like

3 comentários

Top Categories