Leveza...

Após a correria de separar toda a documentação para o visto: comprovações financeiras, acadêmicas e profissionais, passaporte, fotografia. É momento de ir até o despachante, levar tudo e descobrir se falta algo mais. Optei por um despachante, acho que é mais tranquilo e dá menos dor de cabeça.

Fiquei um pouco sem jeito no momento que cheguei, chega a ser engraçado, abri minha pastinha, outra dica, faça uma pasta só com as documentações para o visto, com certeza facilitará sua vida, enfim, fui tirando todos os documentos e colocando na mesa para ser avaliada. A parte boa: no quesito financeiro se depender deste extrato você consegue o visto, afirmou a responsável pela minha documentação. O visto de estudo canadense exige que você comprove no extrato bancário o valor entre CAD1000 a 1400 para cada mês que ficar lá.

Abri um leve sorriso, pelo menos um pouquinho, ainda receio por outros porens como o fato de já ter concluido a universidade e ter somente o emprego 'que me segure' no país de origem. A responsabilidade financeira poderá envolver os pais, avós e até mesmo a empresa que estiver trabalhando, vai de cada caso.

A próxima etapa os formulários. Eles podem ser preenchidos em casa, no sossego do lar, eu porém, achei melhor dar uma de leiga total e fazer do lado do despachante, seguindo toda a orientação como se não soubesse ler. É claro que é bom estar atento ao o que está sendo escrito. São informações básicas pessoais, e ainda, um documento extra onde explica com suas próprias palavras o porquê da viagem. Essa etapa é um pouco engraçada, por assim dizer, pois a cada palavra que escrevia ficava com medo de errar. Mais uma dica: leve pelo menos três cópias dos formulários, pelo menos assim ficará mais à vontade para escrever.

Pagamento da taxa consular. Neste caso temos pelo menos três tipos e valores de taxas, lembrando que se falando em taxas elas sempre poderão variar:

VISTO DE ENTRADA ÚNICA – R$ 130
Ø A validade do visto é de 6 meses a partir da data de emissão. Validade é a data que vêm no passaporte.
Ø A permanência máxima é de até 6 meses e é dada na entrada do país por um oficial de imigração canadense. Pode ser menor e essa decisão é do próprio oficial.
Ø Caso o requerente tenha visto americano válido, poderá ir aos Estados Unidos e voltar ao Canadá, várias vezes, dentro da validade do visto (data impressa no passaporte). Regra válida desde que não visitem outros paises e desde que tenha os dois vistos válidos.


VISTO DE ENTRADAS MULTIPLAS – R$ 260

Ø A validade do visto é de 6 meses até 1 ano no máximo para quem vai estudar (podendo vir com validade menor). Para vistos de turismo a validade pode ser maior, de até 3 anos no máximo. Essa validade é de inteira responsabilidade e decisão do oficial no consulado canadense.

Ø A permanência máxima é de até 6 meses a cada entrada no Canadá.
Ø Caso o requerente deseje sair do Canadá e voltar, poderá regressar ao Canadá inúmeras vezes, desde que o visto esteja válido (data impressa no passaporte). Poderá sair do Canadá e regressar para o Canadá de qualquer país dentro dessa validade.


VISTO DE TRÂNSITO – Sem Custo
Ø Para pessoas cujo destino final será outro país que não o Canadá, mas que terão que passar em território canadense em uma escala/conexão aérea de até 48 horas de duração máxima.
Ø O requerente não pode sair do aeroporto.
Ø A documentação a ser apresentada é a mesma dos vistos acima.
Ø Deve-se primeiro obter o visto do país onde é o destino final da viagem. Por exemplo, se irá para o Japão, deverá apresentar visto para o Japão antes de solicitar o visto de transito canadense.


Para mim o visto de entrada única foi o necessário, ficarei apenas 15 dias. Detalhe, não esqueça que o dinheiro deverá ser levado no dia que entregar a documentação, já os honorários do despachante dependerá do que combinar com ele.

Com tudo entregue é só esperar. Aqui entra uma parte de sensação de leveza, pois a sua parte você fez, agora não depende mais de você, é só torcer para que tudo dê certo. Lembrando que é exigido um tempo mínimo de 06semanas antes da viagem para dar entrada no processo do visto. Então não bobeie, deixe a preguiça de pegar os papéis de lado e corra, para que não seja tarde demais e esse processo atrapalhe o seu intercâmbio.

As documentações e tudo o que é necessário para o visto canadense podem ser visto no seguinte site: http://www.canada.org.br/. Sempre atualizado pelo próprio governo canadense, não correrá risco de ter informação errada.



You Might Also Like

0 comentários

Top Categories